O uso da internet teve um aumento entre 40% e 50% de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicaçães (Anatel). Isso deixa claro a importância das empresas estarem presentes nas mídias digitais como mais um caminho para manter a conexão com os consumidores.
No último ano, muitas empresas se viram encurraladas a operar neste novo ambiente de forma integral. As empresas que já investiam nas redes sociais, com audiência formada, mantiveram algum fluxo de atividade financeira enquanto outras não.
Por que algumas empresas geram resultados nas redes sociais enquanto outras enfrentam dificuldades?
Assim como no local físico, as empresas ganham suas fachadas nas redes sociais, porém existe uma grande dificuldade quando se trata de movimentar no digital tal qual ocorre no físico.
O consumidor tem mais esta opção para chegar até o negócio e cabe a ele fazer esta escolha, porém o principal problema, além da falta de experiência, é que as ações realizadas pela empresa e o tempo dedicado para conquistar o fluxo de clientes no local físico não é equivalentemente ao aplicado nas redes sociais, não gerando retorno e causando uma grande frustração.
Para gerar resultados nas redes sociais é preciso ter conhecimento profissional e desprender o mesmo esforço do meio físico, dedicar tempo a isso, como instalar a fachada, organizar a vitrine, treinar a equipe, estar presente diariamente, apresentar produtos e serviços de qualidade, atender bem os clientes, divulgar mais para atrair mais pessoas, preparar tudo para atrair e levar o cliente ao consumo.
A organização precisa investir tempo e dinheiro para ter retorno, não existe milagre. Se o resultado esperado é aumentar as vendas usando as redes sociais a empresa precisa incluir em seu planejamento dedicação destinada as redes sociais e passar por todo o processo de construção e reconhecimento preparando o terreno para colher os resultados na frente.
A dura verdade é que um perfil “fraco” não gera resultados e não cresce só quando a gente precisa. Se a empresa quer as redes sociais como mais um canal que gere fluxo de caixa, a principal dica é incluir permanentemente na estratégia do negócio.