Uma presença forte nas redes sociais é imprescindível para ter uma marca cada vez mais reconhecida. Diversas empresas fortalecem suas conexões com seu público pelo Facebook e Instagram, expandindo suas marcas no meio online. A melhor forma de verificar a eficiência de suas contas nas redes sociais é medindo o engajamento.
Não vamos entrar os méritos dos cálculos aqui, pois já mostramos isso em uma publicação no Instagram, você pode conferir como calcular o engajamento acessando “O impacto do conteúdo gera ou não ações valiosas ao negócio” Conheça o cálculo do engajamento …
Agora que você já sabe a importância do engajamento e como calcular ele nas suas redes sociais vamos ver algumas dicas para melhorar ainda mais a relação dos seus seguidores com a sua marca.
4 Dicas para melhorar o engajamento nas redes sociais
1. Crie conteúdo de interesse do seu público
Você já deve conhecer bem o perfil do seu público, agora verifica o que ele gosta de acompanhar nas redes sociais e replica para atrair ainda mais a atenção dele. Não esqueça de se manter relevante ao seu negócio, crie conteúdos adaptados que sejam coniventes com as suas atividades, produtos, serviços, visões, etc.
Uma forma de descobrir o conteúdo que seu público gosta é acompanhar o que seus concorrentes estão publicando e que vem funcionado. Preste atenção no engajamento da publicação, se quem esta interagindo faz parte do seu público e manda bala na criação.
Entregue informações relevantes, ajude, ensine, informe, melhore a vida das pessoas.
Relacionado: Como divulgar seu negócio nas redes sociais
2. Responda seus seguidores sempre
Interaja sempre que receber comentário, mensagem, o mais breve possível. Esperar uma resposta nas redes sociais representa a mesma coisa que entrar no estabelecimento e não ser atendido, é muito chato e pode afastar as pessoas.
Também é importante salientar que a conversa deve fluir naturalmente, não pode ser uma resposta automática, tem que focar na solução da questão levantada, ajudar e se possível gerar ainda mais conexão, mais relacionamento.
É evidente que respostas automáticas não são positivas, 99% delas chegam totalmente erradas nas pessoas. O uso de automação é cabível para atender um fluxo enorme de “atendimentos”, mas mesmo assim precisa ser uma solução muito planejada, pois pode gerar muita insatisfação.
3. Publique com frequência
As redes sociais funcionam como um programa de rádio ou TV, quando o programa é bom a gente acompanha todos os dias naquele horário, mas quando o programa acaba a gente troca de canal.
A audiência, ou seja, o acompanhamento do público com a sua marca depende também da sua frequência de publicação. Se você publica esporadicamente não vai conseguir reter a audiência. Junto com seu esforço mensal, semanal ou diário para garantir a conexão com os seguidores você também garante mais interações que é fundamental para o engajamento.
Planeje a frequência ideal para publicar, uma que você consiga se comprometer, e permaneça fiel. Analise os “insights” do Facebook e Instagram para descobrir quais os melhores dias e horários para publicar, os com maior pico de audiência.
4. Aumente ainda mais as interações
Use suas publicações também para pedir que sigam suas contas, curtam, compartilhem e comentem, afinal o conteúdo que você está se esforçando tanto para entregar tem o mínimo valor de um “like”, basta pedir.
Se você ficar atento e se esforçar, vai conseguir aumentar o engajamento nas suas redes sociais, também vai perceber que esta aproximação é valiosa para gerar conexão com pessoas que poderão se tornar futuros clientes.