A publicação no blog oficial do Goggle anuncia que o Google Maps ganha melhorias e atualizações como Live View com navegação interna, clima e qualidade do ar, rotas mais ecológicas, delivery e retiradas no local.
“16 anos atrás, muitos de nós segurávamos um mapa impresso em uma das mão e o volante na outra para se locomover” … “Sem informações sobre o trânsito ao longo da rota ou detalhes sobre se o seu restaurante favorito estava aberto”.
Dane Glasgow – VP of Product, Google Maps – Publicado em Mar 30, 2021
Google Maps ganha melhorias e atualizações como Live View com navegação interna, confira todas:
Live View com navegação interna
Para facilitar a localização e locomoção em ambientes internos o Live View usa Inteligência Artificial para entender e orientar em realidade aumentada a navegação interna em aeroportos, estações de transporte público e shoppings.
O Live View ajuda a encontrar elevadores, escadas rolantes próximos, portão e plataforma de embarque, retirada de bagagem, balcões de check-in, bilheteria, banheiros, caixas eletrônicos e mais. Também é possível encontrar lojas em um shopping e se orientar para ir até elas.
O recuso já está disponível em alguns locais nos EUA, Tóquio e Zurique, prometendo abranger mais locais pelo mundo.
Clima e qualidade do ar
A atualização disponibiliza temperatura atual, prevista e as condições climáticas em uma determinada área. A qualidade do ar mostra como o ar é saudável (ou insalubre), informações que são especialmente úteis para quem tem alergias ou está em uma área com fumaça ou risco de incêndio.
As condições climáticas estarão disponíveis globalmente e a qualidade do ar será lançada na Austrália, Índia e EUA, com mais países por vir.
Rotas mais ecológicas
O Google utiliza as informações do Laboratório Nacional de Energia Renovável do Departamento de Energia dos EUA para construir uma nova opção de rotas que reduzem o consumo de combustível baseado em fatores como inclinação da estrada e congestionamento do tráfego.
Em breve, o Google Maps usará como padrão a rota com menor emissão de carbono, também vai permitir a comparação do impacto relativo de CO2 entre as rotas para que o usuário possa possa escolher.
A opção de trajeto mais rápido permanecerá disponível nas configurações. As rotas mais ecológicas serão lançadas nos EUA, com uma expansão global também já planejada.
Algumas cidades ao redor do mundo estabeleceram zonas de baixa emissão, áreas que restringem veículos como carros a diesel ou carros com adesivos de emissões específicas. Serão disponibilizados alertas para ajudar os motoristas a entender quando estão navegando por uma dessas zonas, se o veículo é permitido na área, possibilitando escolher um meio de transporte alternativo ou fazer outro trajeto. O recurso será lançado em junho na Alemanha, Holanda, França, Espanha e Reino Unido.
Delivery e retiradas no local
O Google Maps vai trazer informações na hora de fazer pedidos por delivery ou para retirada nos perfis de negócios no maps e na pesquisa.
Depois de fazer o pedido no aplicativo da loja ele poderá ser adicionado ao maps, permitindo notificações como hora de saída e hora de chegada.
Este novo recurso foi lançado com alguns parceiros nos EUA, com previsão de expansão em breve.