Madam C. J. Walker (Self Made) a minissérie de 4 episódios da Netflix com foco no empreendedorismo feminino, conta a história de Sarah, uma empreendedora que enfrentou concorrência desleal em uma época que o mundo dos negócios era dominado por homens.
Todas estas dificuldades impulsionaram a saída da zona de conforto e, junto com sua determinação, contribuiu para se tornar a primeira mulher negra milionária da história dos Estados Unidos (meados de 1919).
A história aborda o passado de Sarah como filha de escravos e a jornada empreendedora da passagem de uma lavadeira de roupas até a construção de uma linha de produtos especializada em cabelos.
Madam C. J. Walker uma vida empreendedora (Self Made)
A minissérie está disponível no Netflix.
As lições de empreendedorismo de Madam C. J. Walker
A maioria do empreendedores criam seus negócios baseando-se em resolver um problema que identificou no mercado. No caso de Madam C. J. Walker o problema que ela enfrentava com seu próprio cabelo foi o estalo que a fez perceber que outras mulheres também passavam pelo mesmo problema e apostou com todas as forças neste nicho.
Sarah agarrou seu sonho, confiou em seu instinto e potencial. Descobriu oportunidades onde os outros enxergavam problemas, neutralizou interferências externas, sempre tomou decisões ousadas para crescer e isso faz a diferença entra as empresas que crescem rapidamente, mesmo nos dias atuais.
Ela usou sua história para cativar clientes e tornar o produto mais conhecido, estas narrativas são fundamentais na construção de uma marca, histórias reais e que façam sentido para o público são fundamentais para o reconhecimento de uma marca.
Em meio a todas as dificuldades, mesmo quando sua fábrica pegou fogo, Madam C. J. Walker manteve-se focada no progresso, no lugar de abatimento sempre voltou-se para o desenvolvimento e crescimento do negócio.
Ela enfrentou concorrência desleal ao longo de toda a jornada e usou isso como referência para estar, incansavelmente, sempre a frente.