As novas formas para ajudar criadores de conteúdo a ganhar dinheiro e monetizar o Instagram e o Facebook foram anunciadas recentemente pelo próprio Instagram.
A monetização poderia, até então, ser feita através de parcerias com marcas, vender produtos, receber dinheiro de apoiadores e uma parte da receita gerada no anúncios exibidos em seus vídeos publicados. Porém novas formas de monetização foram lançadas com novas possibilidades para criadores de conteúdo ganharem dinheiro.
Monetizar o Instagram como afiliado e novas funcionalidades para lojas
Já vemos influenciadores compartilhando produtos de outras marcas, também podem marcar produtos de lojas de marcas parceiras ou de suas próprias lojas, gerando recompensas financeiras pelas vendas que incentivam.
A ferramenta para afiliados entra em teste, onde será possível se afiliar à produtos para finalização de compra, compartilhar e receber comissão, tudo diretamente no Instagram. A publicação com o produto marcado pelo afiliado, será taxada como “Qualificada para comissão” no mesmo lugar onde aparece “Patrocinado”, identificando que essa compra gera comissão e vai apoiar um criador de conteúdo.
O processo vai ajudar também as marcas a fazerem parcerias, no momento o recurso será testado por um grupo pequeno de parceiros, porém será liberado a mais pessoas no futuro.
Os criadores de conteúdo que desejam vender seus próprios produtos poderão vincular uma loja existente ao seu perfil ou abrir uma loja no Instagram através de seu perfil pessoal. Isso mesmo, perfis pessoais já podem abrir loja no Instagram.
Monetizar o Instagram com selos e estrelas
Os selos no Instagram e as estrelas no Facebook permite aos criadores de conteúdo a ganharem dinheiro dos apoiadores. Os apoiadores podem comprar vários selos durante uma Live no Instagram e agora está em teste o envio de estrelas por fãs assistindo conteúdos gravados.
Os criadores de conteúdos que atingirem marcos como em tempo de transmissão ou quantidade de selos e estrelas serão recompensados com dinheiro.
Por fim, o Instagram anuncia que estas novas formas de monetizar o Instagram e o Facebook e outras que estão por vir, visam apoiar criadores de conteúdo que estão construindo suas carreiras profissionais na área.
Fonte: Instagram.