A sensação do momento que já chamou a atenção de gigantes da tecnologia como Mark Zuckerberg (CEO do Facebook) e Elon Musk (CEO da SpaceX) é uma nova rede social baseada em salas de conversa por áudio. O aplicativo só tem versão para Iphone até o momento, mas já se aponta lançamento para Android, sem data prevista.
O que é o Clubhouse?
O Clubhouse é uma plataforma de debates ao vivo por áudio que só permite acesso, para pessoas que receberam convites de outros membros e isso está deixando a coisa muito mais interessante. Geralmente um novo usuário ganha uma determinada quantidade de convites baseada em sua linhagem de convidados, se quem te deu o convite é popular na plataforma você poderá receber muitos convites, mas se a linhagem anterior a sua não participa muito é provável que você não vai receber nenhum.
A limitação de acesso acabou gerando um mercado paralelo, já existem convites sendo sorteados em outras redes sociais, e até comercializados por mais de R$ 200,00. Uma dica legal é baixar o app ao menos para garantir o nome de usuário até que você consiga seu convite.
Como funciona o Clubhouse?
Bom, aqui que fica um pouco diferente, no seu perfil você tem opção de colocar uma descrição, linkar sua conta do Twitter e do Instagram, um e-mail e… só. Não tem imagem, nem fotos, nem nada, você só pode ouvir e falar.
Você só pode se comunicar por áudio, participando ou criando salas, mas não pode reproduzir conteúdo antigo como no WhatsApp ou Telegram, só ao vivo. A primeira impressão é que são grupos de discussão, em tempo real, com temas específicos.
Quando você escolhe uma sala pode ouvir e falar, sempre que quiser falar você pode solicitar, em algum momento, o dono da sala pode passar a vez para você. Também existe uma hierarquia onde o dono da sala seleciona moderadores e algumas pessoas para colocar no “palco”, geralmente as pessoas com assuntos mais relevantes que ficam em destaque na sala.
A rede social impressiona pela integração, aproximação de pessoas que se encontram por terem interesses incomuns em assuntos diversos.
Essa rede social está começando e é uma ótima oportunidade para despontar o seu perfil
Vale salientar que o crescimento de um perfil no Clubhouse só acontece para quem gosta de falar, falar e falar. A plataforma é nitidamente voltada para falantes e não ouvintes, estes participam mais da rede social, utilizam mais o aplicativo e o Clubhouse gosta disso, que por sinal é um dos requisitos para ganhar convites extras, seja relevante em suas conversas nas salas para se destacar e crescer na rede social que está crescendo muito rápido.
E aí, já conseguiu seu convite?