As redes sociais são canais fundamentais dentro das estratégias de marketing de um negócio. Aumentar a presença com marketing de mídias sociais para explorar melhor estas plataformas pode ser um diferencial para quem busca crescimento. Mas é importante entender como funcionam essas mídias sociais para ter sucesso nas ações de marketing, por isso é importante entender o algoritmo do Instagram.
O algoritimo do Instagram é um código que regula os critérios de exibição de uma publicação para os usuários. Como, por exemplo, uma publicação antiga, de um perfil pequeno, sem engajamento não aparece na timeline das pessoas.
“Um algoritmo é uma sequência finita de ações executáveis que visam obter uma solução para um determinado tipo de problema.”
Wikipédia
Mas o que de fato, é o algoritmo do Instagram?
Recentemente, o próprio Instagram, publicou um artigo que pretende ajudar as pessoas a entender o funcionamento do algoritimo do Instagram, tirando dúvidas como “Como o Instagram decide o que aparece primeiro para mim?”, “Por que algumas publicações minhas recebem mais visualizações que outras?” e “Como o Instagram decide o conteúdo que aparece para mim na seção Explorar?”.
A primeira revelação é de que, não é um algoritimo, são diversos algoritimos que classificam os processos e cada um tem um propósito.
No começo, em 2010, as publicações simplesmente apareciam em ordem cronológica, porém com uma quantidade maior de publicações sendo compartilhadas, ficou impossível ver tudo que era publicado e principalmente ver o que mais interessava ao usuário. A perda chegou a 70% em 2016, ou seja, as pessoas não conseguiam visualizar mais da metade do conteúdo de amigos.
Neste momento o Instagram desenvolve um Feed que classifica a exibição de publicações por relevância para o usuário. Então cada parte do aplicativo explora de uma forma diferente a exebição de conteúdo, por exemplo, no Stories costuma mostrar conteúdo de amigos mais próximos e no Explorar novos conteúdos de quem ainda não conhece.
Fonte: Instagram.