Você pode ter encontrado outras maneiras de manter o negócio firme no mercado, adaptando-se a logística de comercialização digital, mas não pense que o mercado estabilizou ou que vai voltar ao normal.
A grande sacada para 2021 é estar atento e se adaptar rapidamente à mudanças que podem ocorrer ou não. Confira as 6 tendências para 2021 que estão pautando as principais rodas de negócios no Brasil.
1. O consumidor é digital
Este comportamento não vai mudar, são canais de acesso a produtos e serviços que operam as mesmas funções dos pontos de venda fixo, porém muito mais rápidos e eficientes. Redes sociais e websites continuarão complementando poderosamente os locais físicos.
2. Trabalho remoto é eficaz
Já víamos com mais frequência os termos “home office”, “nômades digitais”, “trabalho online” e tantos outros, mas o fato é que a possibilidade de trabalhar remotamente explodiu com a pandemia. Mesmo que muitos voltem para seus escritórios, uma grande fatia vai permanecer com a execução remota de suas atividades.
Ainda é previsto o fortalecimento do setor já que as empresas que facilitam a gestão remota de pessoas tem vantagens econômicas, além das sanitárias.
3. Inovar rápido faz a diferença
A forma como as empresas trabalhavam em 2020 foi impactada cruelmente pela pandemia. O que acabou tornando-se crucial para a permanência das atividades de inúmeros negócios não foi o seu tamanho ou seu capital de giro.
Quem teve seu negócio afetado precisou buscar alternativas imediatas e a agilidade na inovação e adaptação para o novo quadro de mercado foi o que retomou rapidamente o fluxo de caixa de suas empresas. Em 2021 o foco das empresas precisa estar voltado para as atividades que dão retorno financeiro enquanto uma outra equipe ganha espaço executando outras atividades.