As consequências da pandemia nos negócios levou diversas empresas a uma migração forçada para o mundo digital. Enquanto parte das empresas fechou as portas ou teve queda brusca no faturamento, muitas conseguiram transformar a crise em oportunidade. A solução foi se adaptar, se reinventar, digitalizar.
Digitalização
2020 foi o ano em que, mesmo empresas sólidas no mercado tradicional, se viram forçadas a migrar suas atividades para o meio digital, fator que inclusive definiu a permanência ou não das portas abertas de diversos negócios.
A internet virou uma ferramenta indispensável para as empresas continuarem conectadas aos seus clientes e viabilizou a continuidade de suas atividades comerciais.
Segundo o CEO do Google no Brasil, Fábio Coelho, as empresas multiplicaram seus esforços, no meio digital, para permanecerem conectadas a seus clientes. Ainda afirmou que o Google ajuda diariamente, empresas de todos os tamanhos e segmentos, com seu uso, a potencializar seus negócios.
O fato é que a internet tornou-se uma ferramenta indispensável para conexão comercial em diversas instâncias (relacionamento, comércio, logística, entrega, etc). A digitalização de empresas foi fator crucial na permanência das atividades de empresas em 2020 e a inclusão promete ser ainda mais relevante em um mercado que estará ainda mais aquecido em 2021.