Proprietários de empresas bem sucedidos são verdadeiros malabaristas que saltam de um lugar para outro, com plena fé de que vão alcançar o outro lado, superar um cliente ruim é um destes momentos.
Antes de qualquer coisa, lembre-se, você é o dono da empresa, você comanda o show, então antes de se sentir em dívida com algum cliente vale a pena lembrar que é você quem precisa encontrar tempo para ser criativo e para garantir que sua empresa funcione plenamente.
Dito isso, agora você deve revisar sua lista de clientes e pensar em liberar aqueles que não estão mais atendendo você.
Relacionado: Como conseguir clientes rápido
Quando sei que devo dizer adeus a um cliente ruim?
Nos primeiros dias de empresa você se esforça para fazer todo o trabalho que pode e mais um pouco, seus produtos resolvem problemas simples, mas na medida que o tempo passa suas habilidades, produtos, resultados e soluções melhoram. Esta é a hora de começar a procurar um público diferente.
Neste sentido você vai poder atender um cliente de maior qualidade, que exige um maior desafio, mas que no entanto vai te trazer aumento de receita.
Ao revisar sua lista de clientes observe os seguintes pontos:
- Eles não respeitam seu tempo?
- Eles gostam do produto por que é barato?
- Eles minimizam seus esforços?
- Eles compram seu produto, mas não usam e nem obtêm resultados?
- Seu trabalho não é mais desafiador?
- Mesmo com bom preço eles pedem descontos?
- Eles pagam seu valor antigo e não vão pagar mais?
- Eles não cumprem os prazos de pagamento?
Clientes que se encaixam em qualquer uma destas categorias devem ser considerados passíveis de substituição a medida que novas ofertas de clientes mais lucrativos são criadas.
Relacionado: 5 Técnicas para conquistar clientes
Não é fácil dizer adeus, mas o desapego faz o crescimento acontecer
Um exemplo aqui…
Imagine que a Beatriz trabalha com tradução de textos, em seu primeiro ano ela cobra para traduzir um texto de 100 palavras do Inglês para o Português por R$50,00 e entrega em 6 dias considerando o tempo de trabalho e o fluxo de suas demandas.
No segundo ano a Beatriz já está mais experiente, aumentou a qualidade do seu trabalho e por isso decidiu passar o valor da tradução de um texto com 100 palavras para R$100,00.
Ela enviou uma notificação via e-mail para todos os seus clientes e justificou o aumento com a redução do tempo de entrega, ela agora iria entregar muito mais rápido, em apenas 3 dias (metade do tempo).
Quase todos os seus clientes aceitaram, porém o Ricardo retornou o e-mail da seguinte forma:
“- Cara Beatriz! Não entendo o motivo de ter dobrado o valor, já que eu te apoiei desde o início mesmo sem você ter muita experiência. Não entendo porque devo pagar este valor!”
Ricardo
Claramente ele não aprecia as habilidades e muito menos o crescimento da Beatriz, ele prefere que ela permaneça como iniciante para poder pagar menos, mesmo com ela tendo adquirido maior experiência.
Após perceber que Ricardo não é um bom cliente, que não está mais ajustado com seu negócio e que pode preencher este epaço com um cliente melhor ela envia a resposta:
“- Ricardo, obrigada por compartilhar seu sentimento. Agradeço o seu apoio, sempre serei grata. Não poderei trabalhar com você em meu projeto atual com o valor antigo. Obrigada!”
Beatriz
Relacionado: 5 Formas para tornar seu negócio lucrativo novamente
E aqui a mágica acontece
Ser dono e administrar uma empresa é sim um ato de fé, um ato de fé em si mesmo, em suas habilidades e em seu futuro.
Quando você age como seu melhor defensor e libera regularmente clientes não mais adequados, algo incrível acontece:
- Você cria coragem para deixar um cliente ruim ir;
- Você se preocupa e se questiona sobre o seu futuro;
- Você conhece um cliente muito melhor;
- Você percebe que se nunca deixasse seu cliente ruim ir embora, não seria capaz de atender o seu novo cliente melhor.
O fenômeno que você criou abre espaço para algo melhor e você deve fazer isso regularmente.
Se você está se sentindo desconfortável com algo, mal pago ou subestimado, revise a lista de clientes e supere esse cliente ruim.
É difícil? Sim, mas a única maneira de encontrar um cliente com potencial melhor é dando adeus a um cliente ruim.
Dê o seu salto, do outro lado tem um cliente melhor, que aprecia as sua habilidades, que vai pagar o seu preço, que entende o que você investiu e que vai te acompanhar na jornada do seu crescimento.