Você já esta se perguntando como aumentar a produtividade dos funcionários, mas o que empatia no local de trabalho tem a ver com isso?
A realidade é que grandes negócios acabam não sendo relacionados à empatia, porém isso é na verdade um ponto fraco que diminui a produtividade, e não há razão para não querer melhorar o desempenho e obter melhores resultados.
Para a empatia funcionar, ela precisa estar realmente enraizada na cultura da empresa, principalmente demonstrada no comportamento diário dos líderes e depois pelos funcionários da organização, além de todos terem um vínculo forte com os resultados financeiros do negócio. Os líderes precisam viver estes valores, expalhar o compartamento e erradicar a contradição destes mesmos valores.
A nova geração de funcionários está evoluindo, querem coisas diferentes. Não existem motivos para não oferecer mais para estas pessoas se o empresário também pode obter mais com isso.
Veja como aumentar a produtividade dos funcionários implementando empatia
Um lugar de trabalho mais atraente
Reduzir a rotatividade de funcionário vai representear uma enorme economia de custos para o negócio. Fazer as pessoas se sentirem mais valorizadas e apreciadas ajudará com a retenção de pessoas e isso a longo prazo vai se tornar uma vantagem competitiva.
Funcionários engajados não só permanecem em seus cargos, mas ficam mais experientes aumentando a qualidade do trabalho. Quando motivados produzem mais, atendem melhor os clientes e geram um ciclo de feedback positivo conquistando a fidelidade de clientes.
Clareza e expectativas claras
Ser legal não é preciso. E empatia no trabalho exige alinhamento entre o empregador e o empregado, transparência dos dois lados.
Sem surpresas, um funcionário pode decidir se aquele trabalho é para ele, pois ele sabe exatamente do que se trata e não surgirão supresas e frustrações. Um modelo de avaliação do candidato baseado em resultados e desempenho ao invéz de horas de trabalho, se o trabalho for feito em alto padrão e dentro do prazo, tudo bem incluir alguma flexibilidade no processo.
Forte cultura de trabalho
Quando a empresa implementa fortemente uma cultura positiva isto a leva a auto-seleção. Algumas pessoas saem por desalinhamento de valor, porém novas pessoas já chegam engajadas com o valor da empresa.
Todos os funcionários precisam estar alinhados aos valores da empresa e compreender que existem consequências por não fazer isso. Uma boa implementação traz confiança, transparência e solidez nas relações internas. No longo prazo isso pode trazer melhores resultados financeiros.