Existem alguns fatores que entram em jogo na hora de tomar a decisão de como divulgar a empresa, qual a melhor forma, onde devo investir meu dinheiro.
Aqui vão alguns fatores importantes que você pode considerar na hora de fazer a escolha, isso vai te ajudar à tomar a melhor decisão, aquela que se encaixa melhor com o seu negócio.
Relacionado: Instagram para empresas: 9 formas de construir fidelidade a marca
4 Fatores a se considerar na hora de decidir como divulgar a empresa
1. Decida entre publicidade ou relacionamento
Ao anunciar produtos e serviços você garante um determinado número de potenciais consumidores recebendo a mensagem da sua empresa, destes uma pequena parte adquire seus produtos e serviços. A publicidade em sua forma mais tradicional exige uma grande tiragem para um pequeno percentual de resultado.
Porém, existem outras formas de se fazer isso, onde você consegue atingir o público com uma mensagem mais autêntica que possibilita gerar relacionamento.
Estas diferentes formas de comunicação, como uma matéria no jornal, uma avaliação em um vlog, um artigo em um blog, etc, possibilitam criar relacionamentos da marca com os consumidores, isso é muito poderoso para gerar consumo e fidelidade. O prazo de aquisição do consumidor é indireto e o processo é mais lento, então, para ações de resultado imediato não é indicado.
Uma terceira forma de trabalhar isso é, se possível, fazer as duas coisas juntas, garantindo o resultado imediato e o futuro.
2. Escolha venda ou reconhecimento
Geralmente o objetivo é a venda do produto ou serviço, onde medimos o sucesso de um anúncio pela quantidade de vendas geradas.
Porém também existe a possibilidade de construção de marca, criar, manter e fortalecer a reputação da empresa envolvendo público e consumidores.
Sabe-se muito bem que geração de valor e reconhecimento de marca é infinitamente vantajoso para o negócio, garantindo públicos fiéis e valor agregado de mercado em produtos e serviços.
Relacionado: 10 segredos de marketing para divulgar uma empresa na internet
3. Qual o orçamento? Quanto você está disposto a gastar?
De acordo com alguns estudos uma pequena empresa gasta em torno de R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00 por mês no Google Ads, por exemplo. Podemos ainda pensar em incluir Facebook Ads e Instagram Ads nesta conta com valores parecidos.
Por outro lado, contar histórias e fazer parcerias podem ter custos infinitamente menores obtendo os mesmos resultados, porém a longo prazo precisamos lembrar que criar relacionamento com consumidores leva tempo.
Estas alternativam incluem artigos, matérias, vídeos, criar conteúdo de valor para o público do seu nicho.
Então o seu orçamento vai determinar o caminho que você pode ou não escolher para sua empresa. Invista sempre pensando em qual o melhor retorno para o seu gasto.
4. Qual controle que você deseja ter sobre sua mensagem?
Com anúncios você terá controle total sobre o que você deseja transmitir ao mundo, afinal, você está pagando para divulgarem sua mensagem.
Na geração de conteúdo as vezes você vai estar sendo descrito por outras pessoas como jornalista, influencers, blogs, escritores, canais, etc. Isso lhe tira o poder sobre a mensagem que vão passar sobre sua marca, seus produtos e serviços, como em uma avaliação ou um review por exemplo.
5. Qual sua urgência por resultados?
Esta parte é simples, já sitamos aqui inclusive. Se você precisa de resultados imediatos e rápidos a saída é anunciar seus produtos e serviços e se preparar para investir. Caso você queira contruir um relacionamento com geração de conteúdo, os resultados não são imediatos, eles surgem lentamente com a contrução da sua marca.
Estas informações podem ter judado como um ponto de partida para você decidir qual a melhor forma de divulgar sua empresa e dar a partida no desenvolvimento do seu cresicmento.