Para saber como ser mais criativo nos negócios você precisa se abrir a novas formas de pensar, a medida que isto vai acontecendo você vai achar mais fácil gerar novas idéias para o seu negócio.
Independente do ramo de negócio, quase sempre o pensamento inovador é necessário para elevar o negócio ao próximo nível. O caminho contrário, acomodação na rotina, é perigosa e pode levar um negócio ao fracasso.
Para ajudar a pensar de uma forma criativa e obter melhores resultados, uma boa ajuda é treinar o cérebro. Remodelar a forma de pensar é capaz de gerar idéias inovadoras e impactantes, por isso trouxemos 5 formas de como ser mais criativo e inovador.
Como ser mais criativo nos negócios
1. Leia um livro
O tempo que você passa lendo e escrevendo sempre melhora o pensamento criativo, estudos comprovam que leitores habituais e que tem atitude positiva com relação a leitura tem maior capacidade criativa.
Embora empreendedores considerem ler mais livros de negócios, é importante saber que a ficção é mais eficaz ao conectar o cérebro direito com o criativo do cérebro esquerdo analítico.
2. Deixe-se levar pelo brainstorming
Exercite seu cérebro como se exercita na academia, para aprimorar suas habilidades inovadoras.
Uma boa forma de exercitar o cérebro é fazer o brainstorming. Desafie-se anotando o maior número de idéias para resolver um problema específico, anote tudo que vier à mente sem eliminar mesmo as idéias inviáveis.
Escrever o máximo de idéias ajuda desbloquear a gama de idéias futuras, permitindo um pensamento criativo futuro mais rápido.
3. Enfatize o aprendizado lateral
Não tem nada de errado em ser um especialista do seu nicho para entregar melhores resultados aos seus clientes. Mas para aprimorar o pensamento criativo você precisa aprender mais sobre assuntos diversos, incluindo os que estão fora do seu negócio.
Você não precisa se tornar um especialista nestas novas áreas, porém deve expandir o seu conhecimento. Esta nova base de conhecimentos, fatos e experiências serão recursos ilimitados ao tentar encontrar soluções.
A sua sede de conhecimento o tornará mais inovador e o ajudará a fazer novas descobertas.
4. Gerencie distrações
Distrações e criatividade têm uma relação única. Descobriu-se que pessoas altamente criativas se distraem mais facilmente do que seus colegas, sendo mais propensas a prestar atenção a informações irrelevantes em vez de filtrá-las.
Embora pareça uma desvantagem, significa que estas pessoas estão recebendo mais informações, mais recursos que poderão ser usados. Isso torna os pensadores criativos mais propensos a pensar em uma variedade de soluções potenciais além da óbvia.
Algumas distrações visuais prejudicam o pensamento, local bagunçado, muito acesso ao smartphone ou movimento de pessoas podem te tirar da tarefa. Manter o foco na tarefa enquanto trabalha ajuda a encontrar a solução.
5. Não tenha medo de fazer uma pausa
Fazer uma pausa pode parecer desistência ou perda de tempo, mas pausas inteligentes propulsionam a inovação sem prejudicar a sua produtividade. Uma pausa também pode ser uma troca de tarefa, o que melhora a flexibilidade cognitiva, tornando-o mais capaz de se adaptar a diferentes situações.
Um exemplo é definir um determinado espaço de tempo para se afastar da tarefa original para evitar a tendência psicológica de continuar trabalhando em um problema, mesmo travado. A troca de tarefas força a mudança de pensamento, permitindo retornar ao problema original com uma nova perspectiva.
Liberte seu cérebro
Todos temos criatividade e inovação, porém alguns precisam de mais esforço para libertar estas habilidades. Basta treinamento cerebral para que novas descobertas comecem a surgir com mais facilidade.
Fonte: Entrepreneur.