O Governo Federal divulgou dados sobre a abertura de novas empresas no Brasil durante o período de pandemia.
Segundo o Portal do Empreendedor, do Governo Federal, entre o fim de fevereiro e o fim de novembro de 2020, foram registradas 1.151.041 novas empresas no Brasil. Muitos comerciantes se voltaram para a venda digital independentemente de já terem ou não um comércio físico. Essa demanda de abertura de novas empresas, e a pandemia do coronavírus, gerou a necessidade de alternativas para conseguir o CNPJ sem precisar sair de casa.
Agora é fácil abrir empresa on-line
A criação da REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), facilitou a abertura de empresas simplificando os processos, trazendo economia de tempo e dinheiro ao abrir um CNPJ.
Todos estamos nos reinventando para enfrentar os novos desafios que chegaram junto com a pandemia do covid-19, a possibilidade de abrir empresa on-line e de graça não só permite estar registrado de forma legal, emitir notas, mas como acompanhar o desenvolvimento tecnológico na velocidade da era digital.
São situações diferentes para diferentes tipos de empresas
A opção mais rápida é a MEI, mas precisa verificar se o seu negócio se enquadra nas opções desta modalidade, seja pela atividade ou tamanho da empresa.
Em outros casos podem ser processos um pouco mais complexos, exigindo um conhecimento maior de quem está abrindo empresa, seguindo para outras opções como ME, LTDA., EIRELI, Sociedade Simples e outras. É indicado conferir bem o seu enquadramento antes de seguir com o processo.
A flexibilização das Juntas Comerciais
Em alguns casos e em algumas Juntas Comerciais existe a possibilidade de flexibilização, sob consulta, para o envio de documentos digitais, postergando a entrega de cópias físicas para o período pós pandêmico.
Se precisar obter a sua licença de funcionamento e não conseguir contato com a Junta Comercial da sua área é possível consultar profissionais da área contábil para saber se a junta aderiu à flexibilização e outras alternativas.
Cuidado com sites falsos
O processo nos canais oficiais do Governo Federal são seguros tanto para abertura de MEI, CNPJ ou outras modalidades. No entanto, ao pesquisarmos, descobrimos diversos links e site falsos que executam roubo de dados, é preciso ter cuidado e acessar somente os canais oficiais. Os processos são gratuitos pelo www.gov.br e o Sebrae possui diversas informações.