Em uma organização exponencial em vez de aumentar o capital humano ou ativos físicos, as empresas mais bem sucedidas do século 21 alavancam informações e tecnologia para alcançar uma expansão rápida em busca de um objetivo massivo.
Empresas como Google, Airbnb, Uber e Facebook começaram com alguns desenvolvedores e agora estão definindo como vivemos nossas vidas. O novo modelo de negócio já é considerado a “Quarta Revolução Industrial” caracterizando o crescimento tecnológico e vertiginoso.
A pergunta que se repete é: Como estas empresas estão crescendo exponencialmente enquanto nós não? Bom, o ex-chefe de inovação do Yahoo, Salim Ismail, explica o que é uma organização exponencial em seu best-seller da Amazon.
Em entrevista a Entrepreneur ele esclareceu alguns pontos importantes.
O que é uma organização exponencial em comparação com uma tradicional?
Segundo Salim Ismail, uma organização exponencial é aquela cujo o impacto ou produção é desproporcionalmente grande, ao menos 10 vezes maior, devido as novas técnicas organizacionais que alavancam tecnologias de aceleração. Crescem mais rápido e com menor custo, pois o objetivo é de transformação maciça escalonando tão rápido quanto a tecnologia.
O propósito de transformação massiva tem a ver com pensar grande, transformação radical, ter grandes ambições, nacionais, mundiais.
“Hoje, ou você é perturbador ou o interrompido …”
Salim Ismail
As tecnologias de aceleração estão mudando os negócios no mundo tão rapidamente que se torna uma má conduta operacional não se tornar exponencial.
Como as empresas em estágio inicial podem se posicionar melhor com novo modelo de negócio?
” … O custo da tecnologia está caindo tão rápido que a barreira do escalonamento caiu para quase zero. Qualquer pessoa pode inovar e lançar algo no mercado rapidamente e iterar à medida que obtém o feedback do público ou do cliente. A Tesla ultrapassou o mundo automotivo com tecnologia e o primeiro Tesla Model S 2012 ainda é o carro mais avançado do mundo. “
E aí, você se considera perturbador ou interrompido nos negócios?