A partir de 1° de Novembro de 2021 o WhatsApp não mais irá funcionar em uma série de modelos de smartphones Android e iOS. Confira se o seu aparelho está na lista e veja como evitar a perda de sua conta.
Diversas novidades foram lançadas no aplicativo nos últimos meses, porém isso acaba pesando a plataforma e influenciando na capacidade de suportar alguns modelos de smartphones.
Os aparelhos da lista serão incompatíveis com o WhatsApp e não receberão mais suporte.
Relacionado: WhatsApp atualizado para enviar fotos e vídeos de vizualização única
Lista completa de smartphones que vão ficar sem WhatsApp:
Android
- Samsung: Galaxy Trend Lite, Galaxy Trend II, Galaxy SII, Galaxy S3 mini, Galaxy Xcover 2, Galaxy Core e Galaxy Ace 2;
- LG: Lucid 2, Optimus F7, Optimus F5, Optimus L3 II Dual, Optimus F5, Optimus L5, Optimus L5 II, Optimus L5 Dual, Optimus L3 II, Optimus L7, Optimus L7 II Dual, Optimus L7 II, Optimus F6, Enact , Optimus L4 II Dual, Optimus F3, Optimus L4 II, Optimus L2 II, Optimus Nitro HD and 4X HD e Optimus F3Q;
- ZTE: Grand S Flex, ZTE V956, Grand X Quad V987 e Grand Memo;
- Huawei: Ascend G740, Ascend Mate, Ascend D Quad XL, Ascend D1 Quad XL, Ascend P1 S e Ascend D2;
- Sony: Xperia Miro, Sony Xperia Neo L e Xperia Arc S;
- Alcatel: One Touch Evo 7;
- Outros Archos 53 Platinum, HTC Desire 500, Caterpillar Cat B15, Wiko Cink Five, Wiko Darknight, Lenovo A820, UMi X2, Faea F1 e THL W8.
iOS
- Apple iPhone SE;
- Apple iPhone 6s;
- Apple iPhone 6s Plus.
Embora sem suporte, o WhatsApp não vai parar de funcionar imediatamente, mas passarão a ter problemas como atualizações de segurança, tornando o aplicativo nestes aparelhos vulnerável a hackers, para roubar dados do usuário. Portanto fique atento!
Mas o que faço se o meu celular estiver na lista?
O WhatsApp sugere trocar por um aparelho mais recente e assim evitar o encerramento da conta, já que o usuário não consegue desfrutar as funções do aplicativo. Isso inclui a conexão com a versão WhatsApp Web que solicita a leitura do QR pelo aplicativo no celular, que em alguns casos não poderá ser visualizado.
A conta poderá ser reativada com o mesmo número quando o usuário baixar o aplicativo em um aparelho que atenda os requisitos mínimos.
Uma segunda alternativa seria migrar para outro aplicativo de mensagens como Telegram ou Messenger.
Se este é o seu caso é indicado fazer um backup para salvar seu histórico de conversas antes do bloqueio no dia 1° de novembro.
- Abra seu aplicativo, entre em “Configurações/Conversas/Backup de conversas” de conversas e clique em “fazer backup“.
Desta forma você vai garantir ter um backup de suas conversas para carregar quando conseguir reativar o WhatsApp em um novo smartphone.
Não tem escapatória, ou você consegue atualizar o sistema do celular para uma versão compatível, ou você troca por um celular mais recente.
Veja também: WhatsApp permite transferir histórico de conversas do celular antigo para o novo
Fonte: WhatsApp, Entrepreneur.