Nos dias de hoje é muito comum as pessoas estarem sempre muito ocupadas, sem tempo ou sem vontade de fazer outras coisas que fogem da rotina diária. Se você também percebeu que isso não é saudável e que este estado frenético não está realmente levando a lugar algum, principalmente com relação aos seus objetivos, estas dicas para criar um mindset de crescimento vão te ajudar.
Durante o dia utilizamos diversas coisas que exigem nossa atenção, como redes sociais, aplicativos de mensagens, propagandas, anúncios, TV, rádio, família e ainda as atividades do trabalho. Mesmo se conseguirmos organizar tudo, temos aquela sensação de que “falta tempo no meu dia” ou “não consegui fazer nada“, aquele sentimento de falta de progresso.
Pois bem, existe uma solução para isso, e não, não é fazer uma lista de tarefas.
Relacionado: O crescimento da empresa depende da sua velocidade de adaptação
Criar um mindset de crescimento
A ideia é produzir uma nova mentalidade que leve, mesmo que a passos curtos, a um progresso constante, crescente.
Para criar essa nova mentalidade é preciso responder algumas perguntas que vão te ajudar a resolver como você gasta seu tempo e o que você é capaz de realizar para impactar no seu crescimento.
Transforme a sensação de falta de tempo na reação alheia “– Nossa! Como você encontra tempo para fazer tudo isso?“
3 Questões para mudar sua mentalidade ocupada para um mindset de crescimento
1. Essa tarefa afeta meu futuro?
Revise suas tarefas, suas ações, suas comunicações, seus contatos, seus agendamentos, reuniões, tudo que gira a sua volta, classificando o que disso tudo afeta realmente o seu futuro.
Você vai perceber que algumas coisas que não dão exatamente em nada estão tomando mais tempo do que o necessário no seu dia. Você deve reduzir o tempo dedicado a esta tarefa ou simplesmente excluí-la da sua rotina de acordo com a importância dela.
Pergunte-se: “Esta tarefa e o tempo que gasto nela ajuda a me aproximar do futuro que almejo ou me mantém no mesmo lugar que estou?”
Basta separar as importâncias e dedicar mais tempo no que te move para frente.
Relacionado: Como ser mais eficiente e produtivo? Pratique estes 7 hábitos
2. Quanto disso afeta no meu futuro?
As vezes passamos horas pesquisando uma solução definitiva, a melhor delas, quando na verdade podemos usar uma solução inicial, básica e rápida, para implementar e lançar o projeto e depois otimizar conforme a necessidade.
Com o passar do tempo o próprio projeto pode sofrer mutações e ter necessidades futuras totalmente diferentes, por isso é importante pensar em como essa solução afetará o futuro ao invés de passar horas buscando a melhor solução dentre todas as possibilidades.
Você pode pensar em lançar o básico e economizar muitas horas perdidas usando-as em outras coisas mais importantes, que vão afetar imediatamente no seu crescimento.
3. Esta tarefa produz ou consome?
Você já abriu o celular apenas para ver as horas, mas acabou conferindo as notificações nas redes sociais, as mensagens não lidas nos aplicativos de mensagens, começou a interagir e quando largou o celular percebeu que esqueceu de ver as horas?
Esses aplicativos são legítimos “papa tempo”, quando não conseguimos utilizar com parcimônia, e não tem problema, saiba que eles foram criados e pensados exatamente para fazer você passar cada vez mais tempo neles.
Faça as contas de quanto tempo você fica nas redes sociais, nos aplicativos de mensagens, pesquisando na internet, assistindo televisão ou escutando rádio, some tudo aquilo que você considera improdutivo e fique chocado!
Com esta informação você pode otimizar o seu dia, como executar uma tarefa mesmo quando assiste seu programa preferido ou simplesmente limitar o uso de aplicativo para somente depois do seu horário produtivo.
As respostas destas perguntas vão trazer controle de tempo para você, basta concentrar sua energia na direção que lhe apetece, na direção dos seus objetivos.
Chegue ao final do seu dia com a sensação de dever cumprido.