Diversos meios de comunicação internacionais informaram que no dia 30 de setembro haverá um “apagão da Internet”, onde mihões de dispositivos como computadores, smartphones, video games e outros conectados a internet não poderão mais se conectar.
Relacionado: 7 Coisas que a presença online de uma empresa faz pela marca
Na verdade a expiração de um certificado será a causa do apagão da internet
No dia 30 de setembro de 2021 o certificado IdentTrust DST Root CA X3 vai expirar. Let’s Encrypt, que emite certificados que criptografam conexões entre dispositivos na internet, como em sites que começam com HTTPS indicando segurança, para garantir que ninguém possa interceptar e roubar dados, deixará de usar este certificado e esta é a causa do apagão.
Tá, mas e aí?
Segundo especialistas isso não terá consequências para a maioria dos usuários de internet pelo mundo, mas não significa que muitos não serão afetados. Diversos dispositivos, computadores e navegadores não poderão mais se conectar a internet sem estar atualizados.
Relacionado: 6 Erros de marketing digital e como evitá-los
Quais dispositivos serão afetados?
Todos aqueles que não são atualizados regularmente, como os que não atualizam automaticamente ou smartphones com sistemas antigos.
Versões de sistemas como Windows XP, macOS 2016 e PlayStatios 4 antigos que não foram atualizados provavelmente serão severamente afetados.
Smartphones Android com versões anteriores a 7.1.1 seriam afetados, iPhones com iOS inferior ao 10 também podem ter problemas.
O que fazer?
Verifique seus dispositivos e faça as atualizações correspondentes. É inevitável ter vítimas do “apagão da internet”, porém a grande maioria não terá problemas.
Veja também: 10 segredos de marketing para divulgar uma empresa na internet
Fonte: Entrepreneur.