Praticamente todo mundo está em pelo menos em alguma rede social, mas não em todas. Isso deve ser seriamente considerado pelas empresas que desejam, por exemplo, investir em marketing no TikTok.
O motivo das pessoas não estarem presentes em todas as redes sociais são diversos, como disponibilidade de tempo e tal, mas o principal é o perfil da pessoa.
O TikTok está especialmente para a Geração Z, é uma das mais novas redes sociais.
Relacionado: Marketing para pequenas empresas
Se todos estão fazendo marketing no TikTok você também precisa estar lá?
Considere…
1. O seu cliente ativo está no TikTok?
48% das pessoas nesta plataforma tem entre 18 e 24 anos, enquanto os acima dos 50, por exemplo, estão entre os 10%.
Se o seu público se enquadra nesta categoria será benéfico para sua empresa, mas não vai sair direto fazendo dancinhas. Mantenha o foco no seu negócio, encontre um influenciador que alcance o seu grupo demográfico de público e use a influência dele para se conectar com novos consumidores.
Relacionado: 10 segredos de marketing para divulgar uma empresa na internet
2. Quão flexível e criativo você deseja ser com sua marca?
Quão aberto você está para baixar a guarda e deixar a criatividade da nova geração vir a tona? Se você for flexível vai encontrar ótimas oportunidades no TikTok.
Para gerar visibilidade por alí você vai precisar deixar de lado a percepção corporativa da sua empresa, seguir as tendências da geração que domina a plataforma, vai precisar fazer o que está funcionando por lá.
3. Seus objetivos de marketing se alinham ao TikTok?
O TikTok pode ser usado para criar consciência e começar a gerar interesse por meios dos clipes curtos. Forçar venda por lá vai te expelir da comunidade.
A Geração Z é ainda mais “alérgica” aos anúncios e rola pra cima em um percentual muito maior do que em outras redes sociais, eles ainda se frustram mais com esta experiência, o que agrega valor negativo a marca. A plataforma do TikTok também não oferece opção de e-commerce efetiva como o Facebook e Instagram (Marketplace) então você vai precisar fazer um esforço adicional para levá-los até outras plataformas.
Você vai precisar de conteúdo e parcerias inteligentes, perfeitamente integradas ao que está acontecendo por lá e ao seu público, para ter engajamento e progredir na plataforma.
Sem dúvidas você pode se aventurar com sua empresa e marca em um lugar novo, talvez até deva fazer isso, muitas vezes da certo. Queremos fazer você entender que precisa saber se está no lugar certo e quando decidir entrar, entre preparado, com planejamento para ter resultados satisfatórios.
Veja também: Sem engajamento nas redes sociais?
Com informações de: Entrepreneur.