Toda empresa chega no momento de investir em marketing digital e enfrenta o desafio de determinar para onde é melhor direcionar seus gastos entre Google Ads e Facebook Ads.
Entender quais destas plataformas de anúncios será mais lucrativa para o negócio depende de diversos fatores, como seu público alvo, seu orçamento e como as pessoas encontram seus produtos e serviços.
Para tentar te ajudar vamos sitar os pontos fortes e fracos existentes nestas duas principais plataformas, que sua marca deve considerar antes de determinar onde estará investindo o seu orçamento de marketing digital.
As principais plataformas de anúncios
O Google Ads e o Facebook Ads podem ajudá-lo a impulsionar o tráfego de leads e alcançar públicos maiores rapidamente, enquanto a presença orgânica em um site ou nas redes sociais pode gerar resultados a longo prazo.
Para qualquer anunciante o objetivo sempre vai ser gerar o melhor retorno do investimento, até que seu investimento seja lucrativo e escalonável. Você pode atingir este objetivo quando combinar as 3 plataformas (Google Ads, Facebook Ads e SEO Orgânico) trabalhando dentro um planejamento de marketing digital eficaz.
Relacionado: Tem como anunciar no Reels do Instagram?
Pontos fortes e fracos do Google Ads e Facebook Ads
Google Ads
Aproveite o poder da intenção de pesquisa, mas tudo tem um preço.
O Google Ads trabalha de forma diferente das outras plataformas de anúnicio, ele permite que os anunciantes alcancem pessoas no exato momento em que elas expressam intenção em algo, pesquisam e estão procurando determinada coisa.
Este é o maior valor em publicidade que se pode ter em um mecanismo de pesquisa, nenhuma outra plataforma fornece algo tão poderoso.
Nesta plataforma os anunciantes pagam pelos cliques ao invés de obte-los orgânicamente, quando trabalhado de forma eficiente, o Google Ads pode ser um mecanismo de marketing digital lucrativo que gera cliques de qualidade com custo adequado por aquisição.
A receita do Google Ads cresceu muito nos últimos tempos, isso significa que mais pessoas estão investindo e que a concorrência está aumentando no momento que mais anuciantes desejam entrar no mercado e sem saber começam a diputar na pesquisa com outros anunciantes.
Os anúnciantes do Google Ads precisam saber que as campanhas não serão de baixo custo e que se não tiver o acompanhamento de otimização elas podem ficar muito caras.
Pontos fortes:
- Alcançar pessoas quando elas expressam intenção de algo;
- Posicione-se acima dos concorrentes;
- Configurações de otimização para adequar custo por aquisição.
Pontos fracos:
- Alto custo por clique devido a alta concorrência em todos os setores devido;
- Grandes marcas realizam campanhas não lucrativas apenas para bloquear a concorrência;
- Quando o orçamento acaba todo o tráfego no seu site para.
O Google Ads devidamente otimizado é uma excelente forma de prospectar tráfego com intenção de aquisição, mas para ter impacto de longo prazo é importante combinar o investimento com outras plataformas de anúncios inclusive o tráfego orgânico.
Relacionado: Google oferece mais formas de fazer vendas online
Facebook Ads
Segmentação fina e poderosa de público, mas com maior competição.
Ao contrário do Google Ads, as pessoas não estão nas redes sociais (Facebook e Instagram) pesquisando produtos e serviços, mas para se conectar com outras pessoas e principalmente para buscar entretenimento. Isso significa que a intensão de compra é significativamente menor, na maioria das vezes nula.
Por outro lado, os usuários do Facebook fornecem muitas informações pessoais, o que permite aos anunciantes atingir públicos extremamente segmentados.
Ainda que mais empresas estejam direcionando seus investimentos digitais ao Facebook Ads, os custos por cliques ainda são inferiores aos do Google Ads, porém as taxas de conversão também são menores justamente pela falta de intenção de aquisição das pessoas dentro das redes sociais.
Pontos fortes:
- Custos por cliques mais baixos;
- Maior segmentação de público como: Dados demográficos, localização geográfica, interesses, etc;
- Gera o crescimento do reconhecimento da marca e engajamento com público.
Pontos fracos:
- Taxas de conversão mais baixas como resultado da menor intenção de aquisição das pessoas;
- Concorrência com todos os anunciantes, não apenas em seu setor;
- Sazonalidade como temporadas de fim de ano e outras causam um períodos de picos de custo;
- O seu pixel do Facebook também ajuda os seus concorrentes a atingirem o seu público.
Dica de ouro: Desative o seu pixel a menos que esteja usando frequentemente.
Relacionado: Como adicionar saldo na conta de anúncios do Facebook
Infelizmente, em ambas as plataformas os orçamentos muito baixos são praticamente impossíveis de se atingir resultados como conversões por exemplo. Nos dois casos os investimentos precisam de investimento mais alto a cada passo que aumentam os anunciantes.
Por isso é de extrema importância agregar a terceira opção, SEO orgânico. Você pode perpetuar, com paciência e trabalho duro, o tráfego do seu site de graça e para sempre.
SEO Orgânico
Construir uma marca trabalhando com SEO orgânico é mais barato e gera tráfego no seu site sem precisar investir em anúncios.
O SEO orgânico é lento, mas não deve ser ignorado, pois vai atraindo aos poucos o público de forma genuína. A principal forma de gerar tráfego é com conteúdo, tanto no site como nas redes sociais e ir acompanhando o crescimento da audiência que lentamente vai gerando tráfego sem precisar pagar por ele.
Pontos fortes:
- Geração de clique e conversões no longo prazo mesmo sem orçamento de anúncios;
- É econômico, você pode arriscar mais, testar mais, tem mais espaço para erros;
- Além de cliques e conversões a sua marca ganha autoridade e experiência no seu nicho.
Pontos fracos:
- É mais demorado;
- Você não obtem resultados imediatos e não supera concorrência imediatamente;
Mesmo que parece uma regra, o SEO orgânico não precisa ser lento, quanto melhor trabalhado, alguns setores de nicho conseguem começar a obter cliques em algumas semanas.
De forma geral todas as 3 opções tem pontos positivos que podem ser explorados para aumentar a participação da sua empresa no mercado. A combinação destas 3 plataformas, gerando uma base sólida com o SEO orgânico e alavancando resultados rápidos com mídia paga vai ajudar a manter os cliques mesmo quando estiver com recursos esgotados, para poder se preparar e disparar sua marca no curto e longo prazo.