Os tempos de lutar contra multidões em centros comerciais, lidar com trânsito, encontrar estacionamento e enfrentar filas em caixas estão acabando. Comprar e vender online já não é mais tão estranho quanto era uma vez, na verdade, com opções de preços mais baixos, facilidade de uso e conveniência de mobilidade agora é a opção mais popular e preferida.
Muitas empresas vendem online, porém a maioria delas utilizam lojas online como como Amazon, Mercado Livre, iFood, etc, mas algumas marcas estão comercializando seus produtos e serviços diretamente com os clientes sem quaisquer parceiros.
Embora seja necessário desprender alguns recursos adicionais existem diversos benefícios em começar a vender online diretamente aos seus clientes, o aumento do lucro é a principal delas.
Relacionado: 10 segredos de marketing para divulgar uma empresa na internet
3 Vantagens de vender online diretamente aos clientes
1. Você controla o seu cadastro de clientes e a percepção dos seus consumidores
Ao vender diretamente ao consumidor você terá acesso a análise de dados que não terá utilizando a Amazon ou o iFood, por exemplo. Claro que você tem algumas informações, mas nada é igual à como ter o controle total sobre a plataforma.
Controles como a percepção de tráfego, sabendo de onde estão vindo e como circulam em seu site, te ajudam a aprender sobre os seus clientes e a identificar novas oportunidades. Acompanhar a experiência dos visitantes do seu site também te ajuda a montar a jornada do cliente para atrair novos consumidores.
Entender melhor o seu público vai ajudar a realizar otimizações e isso trará benefícios como aumentar as conversões. Além de tudo isso você elimina toda a possibilidade de receber qualquer reação negativa ralacionada a marca e a experiência na plataforma de terceiros.
Relacionado: 5 Técnicas para conquistar clientes
2. A demanda existente gera novas receitas
Para empresas que vendem em local físico e plataformas de terceiros, quando o consumidor compra em uma plataforma de terceiro acaba deixando um percentual por essa aquisição para o terceiro que poderia ser sua.
Uma marca que constrói uma audiência leal, com tráfego em suas lojas online e clientes satisfeitos não precisa deste outro canal, cria sua própria demanda e atende sem precisar de intermediário.
Essa margem de dinheiro economizado trabalhando em sua própria plataforma pode ser investida em sua presença nas mídias sociais, ajudando a aumentar o número de seguidores e a criar mais demandas.
3. Você pode garantir uma experiência agradável e direta ao cliente
Ninguém pode contar a história da sua marca melhor do que você. Essa conexão com a marca fideliza consumidores e a única maneira de fazer isso é vender online diretamente para os seus clientes.
Essa conexão nunca vai acontecer em um parceiro, pois a marca em foco nunca será a sua. Você também pode garantir uma experiência mais agradável se você tiver o controle sobre a plataforma.
Para garantir um cliente 100% satisfeito, que seja tratado de maneira adequada e profissional, você precisa eliminar o intermediário. Se acontecer de um cliente estar insatisfeito você vai poder localizar o problema, fazer alterações e oferecer uma experiência ainda melhor aos seus clientes.