A associação com novos comportamentos na era do mundo digital é ponto fundamental e vem destacando empresas que estão saindo na frente.
Todo esse período de pandemia de Covid-19 empurrou empresas, profissionais e clientes a novas experiências de consumo. Mesmo empresas com estratégias consagradas sofreram este impacto em busca de reformulação para o tempo da digitalização.
Foram grandes transformações e mesmo para quem retornou a atividade normal, espera-se que sejam transformações permanentes. As pessoas estão considerando novos valores e esperam que as empresas estejam abraçadas a estes valores genuínos.
A confiança do público é fundamental. Pesquisas apontam que as pessoas esperam e depositam confiança nas empresas que engajam e solucionam temas sociais. Traço muito forte no Brasil.
Parte disso ocorre pelo fato das pessoas passarem mais tempo em casa e valorizarem mais as necessidades pessoais e da família perante o status e imagem externa.
A confiança em empresas que mostram o seu valor se transforma em vendas
Seguindo a mesma pesquisa, a edição mais recente de “Trust Barometer” informa que 72% das pessoas almejam que as empresas interajam e ajudem comunidades em tempos de crise.
Gestores que perceberam este valor atual na sociedade estão ganhando força, mais clientes e mais vendas. Os discursos e as “ações” sociais das empresas chamam a atenção das pessoas, uma incrível oportunidade para empresas dispostas a sair de sua zona de conforto e crescer.
Quanto maior a confiança das pessoas, maior o engajamento, maior o compartilhamento de dados e maior a recomendação da marca.
Lembre-se que só discurso não basta, precisa ser verdadeiro, precisa ter “ação” social. Caso contrário o efeito pode ser amargo e a decepção das pessoas pode trazer muito prejuízo.
A grande sacada é que a corrida para encorajar as pessoas a voltar ao consumo tradicional em lojas, restaurantes e outros locais públicos pode ser um “tiro no pé”. Isso também vai contra a própria segurança do público.
Este ponto não é permanente, as mudanças continuarão a acontecer, mas é um caminho mais moderno para o crescimento do negócio.